—-
OSTEOPATIA
Quando todas as partes do corpo estão em harmonia, há saúde. Quando não há harmonia, há doença.
A Osteopatia é uma abordagem que se foca no conhecimento profundo da anatomia e fisiologia do corpo humano e as interações entre todos os seus sistemas.
Baseia-se na filosofia de que, atuando na estrutura, se influencia a função dos diferentes sistemas do corpo humano, restabelecendo o equilíbrio do seu corpo.
O Osteopata, através de uma visão global e holística, avalia as interações entre os sistemas neuro-músculo-esquelético (Osteopatia estrutural), visceral (Osteopatia visceral) e craniano (Osteopatia craniana). Através do equilíbrio dos diferentes sistemas, o osteopata não elimina apenas o sintoma ou as consequências do seu problema, vai um pouco mais além e pretende corrigir todos os fatores que estão a debilitar o seu estado de saúde.
A Osteopatia atua como terapia curativa, mas tem igualmente um papel imprescindível como terapia preventiva.
Dependendo da condição clínica e da avaliação do Osteopata, a Osteopatia pode estar associada a técnicas bastante suaves como as técnicas cranianas ou viscerais, podendo assim o tratamento adequar-se a cada condição clínica.
Os nossos Osteopatas são formados em Osteopatia pela EOM-Escuela de Osteopatía de Madrid e licenciados em Fisioterapia. É o facto de aliarmos estas duas áreas de forma integrativa que nos permite fazer a diferença nos nossos tratamentos e atuar de forma preventiva.
“Encontre a lesão, trate-a, e deixe o organismo agir”
Andrew Taylor Still (1828-1917), criador da Medicina Osteopática
—-

Indicações
–Dores com origem na coluna vertebral: Hérnias discais, Dor ciática, Lombalgia, Cervicalgia, Dorsalgia, Torcicolo, Síndrome do túnel cárpico, dores articulares, Radiculalgias;
–Dores músculo-esqueléticas: Dores e Contraturas Musculares, Tendinites, Entorses, Lesões Desportivas, Dores nos joelhos, Problemas no ombro;
–Alterações posturais: Escoliose, Cifose, Hiperlordose;
–Problemas digestivos: Dores no Estômago, Hérnia de Hiato, Azia, Refluxo, Enjoos, Náuseas, Obstipação, Cólicas;
–Problemas cranio-faciais: Cefaleias, Enxaquecas, Dores na Face, Nevralgia do Trigémio, Otite, Sinusite, Tonturas, Vertigens, Acufenos,
–Alterações da ATM (Articulação Temporomandibular): Dor na articulação, Estalidos ao movimentar o maxilar, Diculdade em abrir a boca, Bruxismo, Dificuldade em abrir a boca;
Os nossos tratamentos incluem:
- Técnicas manipulativas
- Técnicas musculares
- Técnicas viscerais
- Técnicas fasciais
- Técnicas cranianas
Todos os nossos Osteopatas têm cédula profissional definitiva atribuída pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) no âmbito da regulamentação das Terapêuticas Não Convencionais (TNC) em Portugal, nos termos do artigo 4.º da Lei n.º 71/2013, de 2 de Setembro – Portaria n.º 172-E/2015, de 5 de Junho.

Osteopatia Estrutural
Estuda e relaciona o sistema músculo-articular com o sistema nervoso, reestabelecendo a saúde estrutural.
Estuda e relaciona o sistema visceral com o sistema nervoso e o sistema músculo-esquelético.
Osteopatia Craniana
Estuda e relaciona o sistema craniano com o sistemas nervoso e o sistema músculo-esquelético.