A fisioterapia neurológica ou fisioterapia neuromuscular é uma área da fisioterapia especializada na avaliação e no tratamento de indivíduos com lesões e / ou patologias que afetam o sistema nervoso central e / ou periférico. A Fisioterapia neurológica atua na fase aguda, sub-aguda ou crónica da patologia.
As patologias em que a fisioterapia neurológica tem um papel fundamental são várias e cada vez mais, entre as quais se destacam:
- Acidente Vascular Cerebral (AVC)
- Tumores cerebrais
- Doença de Parkinson (DP)
- Lesões vertebro-medulares (LVM).
- Esclerose Múltipla (EM)
- Traumatismo craneo-encefálico (TCE)
- Demências
- Doenças neuromusculares
- Entre outras.
O principal objetivo da fisioterapia neurológica é habilitar indivíduos com lesões do sistema nervoso, facilitando a recuperação dos padrões de movimento através de técnicas específicas baseadas no controlo motor e na neuroplasticidade. Desta forma, esta área da fisioterapia tem como objetivo final promover uma maior autonomia e independência nas atividades de vida diária, para que o indivíduo, a família e os cuidadores tenham uma melhor qualidade de vida.
As lesões ou patologias do sistema nervoso podem traduzir-se em alterações motoras e sensoriais e manifestam-se, frequentemente, como fraqueza muscular unilateral ou bilateral, desequilíbrio, alterações sensoriais, tremores e movimento descoordenado, espasticidade, rigidez, entre outras, que podem levar à incapacidade ou limitação funcional das atividades de vida diária como a marcha.
Neste sentido, a fisioterapia neurológica melhora a mobilidade articular e a flexibilidade, potência a força e a coordenação motora, permite uma maior consciência corporal e controlo postural através de técnicas de facilitação neuromuscular e controla ou diminui a dor.Para além disso, também melhora o equilíbrio, a marcha, aumenta a tolerância ao esforço, potencia uma maior autonomia nas atividade de vida diária (lazer ou trabalho), permitindo assim uma maior funcionalidade e independência do indivíduo.
A fisioterapia neurológica potencia ainda uma maior auto-eficácia na gestão da doença, o que permite reduzir a ansiedade e depressão relacionadas com o impacto da doença neurológica.
Na Integrativa, cada indivíduo tem um fisioterapeuta especializado em fisioterapia neurológica em exclusivo para si durante uma hora, com vastos anos de prática clínica. Através de um raciocínio clínico baseado na evidência científica e nas guidelines mais recentes, o fisioterapeuta elabora um plano de intervenção específico para si, em que o indivíduo, a família e os cuidadores têm um papel ativo, traduzindo-se em resultados mais rápidos e eficazes.
Alexandra Gomes | Fisioterapeuta pós-graduada em fisioterapia neuro-muscular
Integrativa | A sua saúde em boas mãos.