A paralisia facial pode ser uma preocupação comum para pacientes submetidos à cirurgia de neurinoma do acústico. Neste artigo, exploraremos o que é um neurinoma do acústico, de que forma a cirurgia para a sua remoção pode resultar em paralisia facial e de que forma a fisioterapia especializada na paralisia facial pode potenciar a recuperação da mobilidade do rosto.
O que é um Neurinoma do acústico?
O neurinoma do acústico, também conhecido como schwannoma vestibular, é um tumor que se forma no nervo vestibular. Ele tem origem nas células de Schwann, que revestem os nervos, e tem um crescimento normalmente lento. Quando ocorre uma lesão compressiva devido ao crescimento do neurinoma, podem surgir sintomas auditivos, como zumbidos, devido à interferência na transmissão normal dos estímulos auditivos, desequilíbrios que podem comprometer a marcha e dores de cabeça fortes e persistentes. O diagnóstico pode envolver exames de audição, ressonância magnética e outros testes especializados pedidos pelo seu médico. A decisão de remover um neurinoma do acústico geralmente é baseada na progressão dos sintomas e na preservação da audição. A intervenção cirúrgica visa remover o tumor enquanto tenta preservar ao máximo as funções auditivas e faciais, tentando preservar a máxima integridade do nervo durante o procedimento. Para além da cirurgia, existem abordagens, como a radiocirurgia estereotáxica Gamma Knife, que utiliza radiação focalizada para tratar o tumor sem a necessidade de incisões. Informe-se com o seu médico otorrino ou neurocirurgião de qual será a melhor opção de tratamento para si.
Paralisia facial como sequela da cirurgia
Se ocorrerem lesões no nervo facial durante a cirurgia, quer seja por corte, por estiramento ou mesmo pelo próprio edema, pode resultar numa paralisia facial no lado afetado. A gravidade da paralisia facial pode variar de paciente para paciente. Em alguns casos, a função do nervo facial pode ser restaurada ao longo do tempo com fisioterapia, enquanto que noutros casos pode ser necessário realizar cirurgias de reanimação facial. A abordagem e o resultado dependem de vários fatores, incluindo o tamanho e a localização do neurinoma, das técnicas cirúrgicas e a resposta individual do paciente à cirurgia e reabilitação.
Na recuperação da paralisia facial, o autocuidado é fundamental para ajudar a minimizar os sintomas e a promover o bem-estar geral. Incluir hábitos como uma massagem facial orientada para si pelo seu fisioterapeuta, proteger e cuidar do olho, adoptar uma alimentação saudável, praticar atividade física regular, dormir horas suficientes e de qualidade, passar tempo com amigos e família, aprender a gerir o stress e a cuidar da mente é fundamental para a sua recuperação. O autocuidado vai promover uma melhoria do corpo e da mente e aliar estes pilares à fisioterapia.
A fisioterapia especializada desempenha um papel fundamental na recuperação da paralisia facial após a remoção de um neurinoma do acústico. Iniciar a fisioterapia o mais rapidamente possível após a cirurgia é fundamental para maximizar os resultados e saber o que deve e não deve fazer. A realização de exercícios sem supervisão ou recomendação de um fisioterapeuta especializado em paralisia facial pode não ser o mais indicado. Ao contrário do que possa ter lido ou sido recomendado, não deve mastigar pastilhas elásticas, soprar balões ou fazer caretas para treinar os músculos da face. Este tipo de exercícios não traz qualquer benefício e pode levar a uma reinervação incorreta do nervo facial e a um recrutamento excessivo dos músculos da face, levando a padrões anormais de movimento, que por sua vez podem levar a movimentos em massa, zonas de tensão aumentada na face e a sincinesias (movimento muscular involuntário que acontece quando fazemos um movimento voluntário, por exemplo fechar o olho e subir o canto da boca simultaneamente).
O nosso método de tratamento ajuda o seu rosto a alcançar o seu potencial máximo, permitindo uma maior harmonia e simetria dos movimentos, mesmo que já tenha tido a paralisia facial há vários anos. Este método de tratamento, permite melhorar sequelas como contraturas nos músculos da face e sincinésias. Por isso, não espere para começar. Os nossos fisioterapeutas utilizam técnicas que vão potenciar a mobilidade do seu rosto e vão ensiná-lo as melhores estratégias de autocuidado para si durante todo o período de recuperação.
Enfrentar a Paralisia Facial após a cirurgia de neurinoma do acústico pode ser desafiador, mas compreender os fatores envolvidos e seguir os conselhos de um fisioterapeuta especializado em paralisia facial é fundamental para uma recuperação bem-sucedida. Se pretende tratamento em fisioterapia com um atendimento personalizado, diferenciado e baseado na mais recente evidência científica, marque a sua sessão de avaliação com um fisioterapeuta especializado em paralisia facial na Integrativa
Alexandra Gomes | Fisioterapeuta especializada no tratamento da Paralisa Facial
Integrativa | A saúde e o bem-estar como um estilo de vida