ACOMPANHAMENTO INTEGRATIVO DE ATLETAS

Acreditamos que os sonhos são para serem realizados! E nós queremos estar consigo nesta jornada!

Seja qual for o seu sonho desportivo estaremos ao seu lado até ao grande dia.

Na Integrativa valorizamos o desporto e a atividade física. Partindo da nossa experiência e do nosso gosto pelos desafios desportivos desenvolvemos programas para ajudar atletas, amadores ou profissionais, que façam do desporto o seu desafio.

A prática desportiva implica inevitavelmente alguns cuidados com o corpo para evitar lesões, cuidados com a alimentação, um estilo de vida adaptado à nossa atividade, praticar desporto desafiando os nossos limites implica motivação e um mindset ajustado aos nossos objetivos. A pensar nas necessidades dos atletas a nossa equipa desenvolveu planos de Fisioterapia, Osteopatia, Psicologia, Coaching e Nutrição adaptados à alta performance desportiva, tanto a nível amador, como profissional.

Não nos limitamos a acompanhar atletas, queremos transformá-los na melhor versão deles próprios.

Só quando se arrisca a ir longe é que fica a saber até onde consegue chegar.

Avaliação física

Realizamos uma avaliação do seu corpo, identificando áreas de fraqueza ou desequilibro muscular, limitações de mobilidade, alterações posturais que possam estar a condicionar o seu desempenhou ou risco de lesão

Equipa multidisciplinar

Trabalhamos em conjunto com o seu treinador para assegurar uma melhor adaptação dos seus musculos e articulações ao treino. Aumentando o seu desempenho e diminuindo o risco de lesão.

Prevenção de lesões

Como Fisioterapeutas e Osteopatas podemos trabalhar consigo formas de minimizar o risco de lesões. Mantê-lo nos treinos é a nossa prioridade.

Recuperação eficaz

Após treinos intensos e competições, podemos ajudá-lo a diminuir o desgaste do corpo e acelerar o processo de recuperação para que possa recuperar de uma forma saudável e possa retomar os treinos de forma rápida.
fisioterapia desportiva

Fisioterapia Desportiva

A fisioterapia desportiva tem como objetivo a prevenção e o tratamento de lesões associadas à prática desportiva. Treinar de forma regular com um determinado nível de carga, potência ou volume, por vezes, pode causar dores musculares, dores articulares ou fadiga. Para um atleta é essencial não interromper a prática desportiva. A fisioterapia é essencial pois ajuda a evitar interrupções na prática desportiva e garante um rápido processo de recuperação em caso de lesão, acompanhado e orientado, de forma a evitar recidivas.
A fisioterapia desportiva pode incluir técnicas como terapia manual, exercícios de fortalecimento, reabilitação e orientação na prevenção de lesões futuras.

Massagem desportiva

Treino de flexibilidade e de mobilidade

Planos de reforço muscular

Osteopatia desportiva

Osteopatia Desportiva

A Osteopatia é uma abordagem global e holística que avalia as interações entre os sistemas neuro-músculo-esquelético, visceral e craniano. Através do equilíbrio desses sistemas, o Osteopata pretende não apenas elimina os sintomas, mas também corrige os fatores que podem estar a afetar a saúde, rendimento desportivo e performance do atleta. Na área desportiva, a Osteopatia é fundamental para prevenir e tratar lesões em atletas de diferentes modalidades, mantendo a harmonia entre os sistemas.
Sole and hands of a sportsman doing pilates exercise on reformer machine.

Pilates para atletas

A nossa metodologia de Pilates centra-se nas necessidades específicas dos atletas. O nosso programa inclui exercícios de alongamento, libertação miofascial, fortalecimento, otimização de padrões de movimento e relaxamento associados à modalidade praticada (atletismo, ciclismo, natação, judo, ténis), com o objetivo de otimizar a performance. Estes exercícios visam melhorar a postura, aumentar a flexibilidade, fortalecer os músculos e prevenir lesões associadas à modalidade que pratica.
Se é atleta e quer melhorar a performance na sua modalidade, o Pilates é uma excelente atividade para complementar os seus treinos.
Coaching atletas

Psicologia de alta performance

O papel da Psicologia desportiva encontra-se desde há muito fundamentado do ponto de vista da investigação científica. Na Integrativa, aliamos as ferramentas e as metodologias do Coaching à Psicologia para sermos o suporte perfeito na orientação das diferentes áreas da vida do atleta
Assim, a Psicologia do desporto pretende acompanhar o atleta, no sentido de o permitir otimizar ao máximo a sua capacidade física/técnica/tática, através do desenvolvimento das suas competências psicológicas e emocionais, ao longo da sua carreira. Nas sessões de Psicologia no contexto desportivo trabalha-se a otimização das diferentes áreas da vida dos atletas, que vão desde as competências mais generalistas como a confiança, motivação, concentração e o controlo da ansiedade, às mais especificas como o ambiente desportivo, a família, a vida social, a condição económica e a carreira.
O principal contributo deste treino de competências psicológicas prende-se com a otimização da performance do indivíduo, potenciada pela capacidade de auto-regulação, inteligência emocional e concentração que, por si só, são responsáveis por melhorias significativas na performance do atleta.

do atleta.

Quando tem uma meta, o que podia ser um obstáculo, passa a ser uma etapa de um dos seus planos”

Artigos relacionados

Integrativa - Posts finais

Fisioterapia

Osteopata

Osteopata David Brandão

Integrativa - Posts finais

Psicologia