OSTEOPATIA CRANIANA
A Osteopatia Craniana consiste no tratamento e tratamento das restrições do sistema sacro-craniano e os seus componentes, eliminando os efeitos negativos do stresse, facilitando o processo de recuperação do próprio corpo.
Na Osteopatia craniana avalia-se e trata-se as estruturas cranianas, o sacro e o cóccix através de técnicas manuais delicadas para libertar estas áreas.
A Osteopatia Craniana devolve ao corpo a otimização fisiológica, deixando-o integralmente preparado para cumprir as suas funções.
O osteopata não elimina apenas o sintoma ou as consequências do seu problema, vai um pouco mais além e pretende corrigir todos os fatores que estão a debilitar o seu estado de saúde.
A osteopatia, na Integrativa, tem uma visão global e holística. Os nossos osteopatas avaliam as interações entre os sistemas neuro-músculo-esquelético (Osteopatia estrutural), visceral (Osteopatia visceral) e craniano (Osteopatia craniana). É o facto de aliarmos estas áreas de forma integrativa que nos permite fazer a diferença nos nossos tratamentos e atuar também de forma preventiva.
Dr. William Garner Sutherland, impulsionador da Osteopatia craniana

Indicações da Osteopatia Craniana
-Dores de cabeça
-Enxaqueca
-Labirintite
-Rinite e Sinusite
-Nevralgias do Nervo Trigêmeo
-Dores crônicas ao nível da coluna vertebral
-Problemas relacionados com o stresse
-Fadiga Crônica
-Fibromialgia
-Disfunções da Articulação Temporomandibular (ATM)
-Escoliose
-Regulação do SNA (Sistema Nervoso Autônomo)
-Entre outras

Osteopatia na articulação temporomandibular
A articulação temporo-mandibular (ATM) é a articulação principal da sua boca e que liga o maxilar ao crânio. É responsável pelo movimento mandibular no seu todo, permitindo-nos fazer movimentos essenciais como mastigar, falar, sorrir e até bocejar.
A disfunção da articulação temporo-mandibular (DTM) afeta milhares de pessoas, de todas as faixas etárias. Além da dor de longa duração, pode apresentar sintomas diversificados como fadiga, sensibilidade nos músculos mastigatórios, ruídos/estalidos e limitação de movimento. É também frequente a presença de outras queixas como cefaleias, otalgia ou tonturas.
A Osteopatia utiliza técnicas especificas para a diminuição dos sintomas, para recuperação do movimento e da função da ATM.
Indicações
-Dor de longa duração na mandíbula, queixo, face, ouvido ou cabeça
-Fadiga nos músculos da mandíbula
-Sensibilidade nos músculos da mastigação
-Ruídos/estalidos na mandíbula ao abrir ou fechar a boca
-Limitação no movimento da mandíbula
-Cefaleias, dor de cabeça
-Otalgia (dor de ouvido)
-Tontura, Vertigem
-Dificuldade ao abrir a boca, bloquear a mandibula a mandíbula
-Dificuldade ao morder ou mastigar
-Dor ao falar ou cantar
-Alterações na postura
-Problemas de sono