OSTEOPATIA VISCERAL

A Osteopatia Visceral avalia e trata tensões no tecido conjuntivo visceral, as dinâmicas de movimento e a tensão dos órgãos, membranas, fáscia e ligamentos que relacionam as vísceras com o sistema músculo-esquelético. Quando um órgão tem uma alteração, vai gerar tensão fascial anormal, aderências e limitando a sua vascularização e inervação, alterando a fisiologia e o funcionamento do corpo afetando a saúde.

O tratamento em Osteopatia Visceral consiste em técnicas de manipulação suaves com o objetivo de libertar as aderências fasciais das vísceras, melhorar a irrigação sanguínea local dos órgãos afetados e melhorar a inervação nervosa. Ao promover a saúde e o funcionamento normal do organismo, a Osteopatia Visceral contribui para aumentar a comunicação proprioceptiva interna do corpo, aliviando sintomas como dor, disfunção e má postura.

Na Integrativa, a osteopatia é abordada de forma holística e global. Nas consultas de Osteopatia Visceral, consideramos não apenas o sistema craniano, mas também os sistemas neuro-músculo-esquelético e craniano. Esta integração permite-nos avaliar e tratar os pacientes de forma mais abrangente e integrativa, permite-nos não só tratar eficazmente os sintomas, mas também atuar de forma preventiva, proporcionando um cuidado completo e diferenciado aos nossos pacientes.

“O sistema do homem é uno e indivisível. Qualquer que seja a alteração de um órgão, ela repercutirá sobre todo o organismo”

Andrew Taylor Still (1828-1917), criador da Medicina Osteopática

Osteopata

Indicações da Osteopatia Visceral

-Dor músculo-esquelética

-Obstipação

-Azia

-Dores menstruais

-Dor torácica

-Dor abdominal

-Refluxo gastroesofágico

-Alterações hepato-biliares

-Digestões lentas

-Inchaço abdominal

Porquê optar pela Integrativa?

-A Integrativa é uma Clínica especializada em Osteopatia e de referência em Osteopatia visceral

-Os nossos osteopatas são formados pela EOM – Escola de Osteopatia de Madrid e licenciados em fisioterapia. Além disso têm formações especializadas e pós-graduações (Saiba mais aqui). Esta combinação de conhecimentos permite-nos oferecer tratamentos diferenciados e preventivos, abordando a osteopatia e a fisioterapia de forma complementar.

Todos os nossos Osteopatas têm cédula profissional definitiva atribuída pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) no âmbito da regulamentação das Terapêuticas Não Convencionais (TNC) em Portugal, nos termos do artigo 4.º da Lei n.º 71/2013, de 2 de Setembro – Portaria n.º 172-E/2015, de 5 de Junho.

Osteopatia

Osteopatia Visceral

nas alterações digestivas

A Osteopatia Visceral é uma abordagem natural e não invasiva para regular o sistema gastro-intestinal, proporcionando alívio para uma variedade de desconfortos digestivos.

Através da manipulação delicada dos órgãos internos, esta técnica visa melhorar a vascularização, inervação e mobilidade do sistema digestivo, ajudando a reduzir sintomas como excesso de gases, problemas de absorção de nutrientes, diarreia, obstipação e dores abdominais.

Indicações

-Obstipação

-Azia

-Dor abdominal

-Refluxo gastroesofágico

-Alterações hepato-biliares

-Digestões lentas

-Inchaço abdominal

Dor nas costas osteopatia

Osteopatia Visceral

Dor musculo-esquelética de origem visceral

As disfunções viscerais podem desencadear dores em várias regiões do corpo, como coluna, ombros, cotovelos, mãos, anca, joelhos e pés, devido à relação vascular e nervosa com outras estruturas. Além de causar tensões musculares, disfunções vertebrais e perturbações neurovegetativas.

Ao contrário das dores inflamatórias, que geralmente apresentam sinais como rubor, calor e inchaço, a dor visceral é caracterizada pela redução no fornecimento sanguíneo e consequente privação de oxigénio nos tecidos afetados, podendo originar dor, rigidez e sensibilidade nos tecidos musculoesqueléticos, afetando a qualidade do tecido muscular e esquelético.

Exemplos comuns de dores relacionadas a disfunções viscerais incluem dor no ombro direito e região torácica alta por problemas hepáticos, desconforto entre ombros e trapézios por disfunções gástricas, dor lombar por disfunções intestinais e dores específicas na região lombar e pélvica por problemas em órgãos pélvicos.

Quando se trata de dor, é crucial considerar o sistema visceral para um diagnóstico e tratamento eficazes das dores musculares e articulares.

Artigos no Blog

Osteopata

Osteopata David Brandão

Osteopatia

Osteopatia

Osteopatia craniana dores de cabeça

Osteopatia Craniana