PSICOLOGIA INFANTIL

A psicologia infantil é o ramo da Psicologia que se dedica ao estudo do desenvolvimento da criança, desde a conceção até a adolescência. Estuda como as crianças adquirem habilidades motoras, cognitivas e sociais, assim como como as experiências e interações afetam o desenvolvimento. A Psicologia infantil estuda o comportamento, emoções, cognição e desenvolvimento das crianças, e trata de questões como alterações do comportamento, problemas emocionais, dificuldades de aprendizagem e outras questões relacionadas com o desenvolvimento infantil.
Como psicólogos especializados em desenvolvimento infantil, avaliamos como as crianças adquirem habilidades motoras, cognitivas e sociais, e como as experiências e interações afetam o desenvolvimento das crianças. Além disso, ajudamos as crianças e adolescentes a superar problemas de comportamento e saúde mental.
O nosso papel é ajudar e orientar pais e educadores sobre como ajudar as crianças a se desenvolverem de forma saudável e equilibrada.

Psicologia infantil

Benefícios da Psicologia Infantil

Alguns dos benefícios incluem:

-Identificação e tratamento de problemas de saúde mental: A psicologia infantil pode ajudar a identificar problemas de saúde mental em crianças, como ansiedade, depressão e transtornos de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).

-Ajuda no desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais: A psicologia infantil pode ajudar as crianças a desenvolver habilidades sociais e emocionais, como a capacidade de lidar com as emoções, a autoestima e a resolução de conflitos.

-Melhoria do desempenho escolar: A psicologia infantil pode ajudar as crianças a concentrarem-se melhor, melhorando o desempenho escolar.

-Suporte para pais e professores: A psicologia infantil pode fornecer orientação e suporte para pais e professores, ajudando-os a entender e lidar com as necessidades e comportamentos das crianças.

-Prevenção de problemas de saúde mental futuros: A psicologia infantil pode ajudar a prevenir problemas de saúde mental futuros, ajudando as crianças a desenvolver inteligência emocional e resiliência desde cedo.

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Indicações

-Dificuldade para pronunciar palavras

-Lentidão para adquirir vocabulário

-Desinteresse

-Dificuldade para seguir uma rotina e compreender instruções

-Sinais de hiperatividade

-Inversão de letras, sílabas ou palavras;

-Caligrafia ilegível

-Lapsos de memória

-Dificuldade de entregar trabalhos na hora

-Falta de motivação para estudar ou ir à escola

-Confusão com o som das palavras ou sílabas

-Isolamento

-Leitura e escrita muito lenta para a idade

-Falta de organização e de concentração na sala de aula

-Comportamento agressivo com outras crianças

-Distração

AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA

A avaliação psicopedagógica é uma ferramenta importante para identificar Dificuldades Específicas de Aprendizagem (dislexia, disortografia, disgrafia, discalculia). É composta por uma avaliação cognitiva e outra psicopedagógica.

A nossa avaliação psicopedagógica foi desenvolvida pela nossa equipa de psicólogos especializados. Esta avaliação é específica e inclui diferentes provas para avaliar a criança/adolescente de forma global, abrangendo aspectos como Nível Intelectual Geral, Capacidades Psicomotoras e Visuo-percetivas, Atenção e Concentração, Perceção, Linguagem Oral, Consciência Fonológica, Leitura, Escrita, Caligrafia e Métodos de Estudo.

O objetivo principal da avaliação é realizar um diagnóstico preciso, mas também identificar as principais dificuldades e competências da criança ou adolescente. Após a avaliação, é elaborado um relatório completo com os resultados obtidos, um plano de intervenção adequado às necessidades da criança ou adolescente, e recomendações e estratégias para implementar em casa e na escola. Este plano de intervenção pode ser apresentado aos professores do aluno, se desejado pelos pais ou encarregados de educação.

Sofia Raposo
Coaching Pessoal e Profissional
Psicólogo
Psicologia clínica
Motivação
Orientação vocacional e profissional