TRATAMENTO DA ARTICULAÇÃO TEMPORO-MANDIBULAR

A articulação temporo-mandibular (ATM) é a articulação principal da sua boca e que liga o maxilar ao crânio. É responsável pelo movimento mandibular no seu todo, permitindo-nos fazer movimentos essenciais como mastigar, falar, sorrir e até bocejar.

A disfunção da articulação temporo-mandibular (DTM) afeta milhares de pessoas, de todas as faixas etárias. Além da dor de longa duração, pode apresentar sintomas diversificados como fadiga, sensibilidade nos músculos mastigatórios, ruídos/estalidos e limitação de movimento. É também frequente a presença de outras queixas como cefaleias, otalgia ou tonturas.

Na Integrativa os nossos especialistas são licenciados em Fisioterapia e formados em Osteopatia pela EOM – Escuela de Osteopatía de Madrid. É o facto de aliarmos estas duas áreas, que nos permite fazer a diferença nos nossos tratamentos.

Tanto a osteopatia como a fisioterapia recorrem a técnicas especificas para a diminuição dos sintomas, para recuperação do movimento e da função da ATM. Se por um lado, a Osteopatia analisa e trata a estrutura porque dela depende a função, por outro a Fisioterapia analisa esta mesma função e trata-a através do movimento.

articulação temporomandibular

Porquê optar pela Integrativa?

-As sessões tem a duração de 1h a 1h30.

-As sessões são individualizadas. Todas as sessões são realizadas em gabinete privado tendo sempre um terapeuta em exclusivo, para si, durante a sua sessão.

-Os nossos terapeutas têm 9 anos de formação universitária especializada: 4 anos de licenciatura em Fisioterapia e 5anos de formação em Osteopatia pela Escuela de Osteopatía de Madrid (EOM). Além disso têm formações especializadas e pós-graduações. Saiba mais aqui

-Todos os nossos terapeutas são licenciados em universidades de prestígio nacional e, para além da formação universitária de base, têm formações especializadas, pós-graduações e mestrado. Saiba mais aqui

Quando procurar tratamento?

  • Dor na articulação
  • Ouvir/sentir estalidos ao movimentar o maxilar
  • Sentir a boca presa ou bloqueada
  • Dificuldade em abrir a boca
  • Dor de cabeça (que muitas vezes se alastra ao pescoço e costas)
  • Dor de ouvidos
  • Sentir “areias” na articulação da boca
  • Cansaço nos músculos da mastigação