Certamente, a esta altura, já sabes que o plástico não é um bom aliado na cozinha. No entanto, existem outros materiais que provavelmente estás a usar no teu dia a dia sem saber que deverias eliminá-los:
1. Alumínio: Temos cozinhas cheias deste material, não é mesmo? Mas deves saber que o alumínio é muito instável em altas temperaturas e é solúvel em meios ácidos. Por isso, evita utilizar recipientes de alumínio para aquecer, cozinhar ou armazenar alimentos quentes ou com alto teor ácido, como molho de tomate ou frutas cítricas.
2. Cobre: Sabemos que as frigideiras de cobre são adoráveis, mas sabias que o cobre não deve estar em contacto com os alimentos, especialmente os ácidos? É um excelente condutor de calor, até melhor que o alumínio, e é por isso que é frequentemente usado na base de frigideiras ou panelas, mas o ideal seria afastá-lo ao máximo de qualquer utensílio de cozinha.
3. Bambu: Que grande surpresa, não é? Na verdade, se falássemos de bambu puro, não haveria problema algum, mas a maioria dos recipientes de bambu que são vendidos para armazenar alimentos e bebidas contêm resina de melamina e formaldeído. São duas substâncias tóxicas que são libertadas em altas temperaturas ou em contato com componentes ácidos.
Estes são apenas alguns dos materiais que deves eliminar da tua cozinha imediatamente para proteger a tua saúde, mas existem mais. É importante estar atento aos materiais que utilizamos na preparação e armazenamento dos alimentos, pois certos materiais podem liberar substâncias nocivas quando expostos a determinadas condições.
Mas que materiais devo utilizar? As opções mais seguras para substituir esses materiais incluem:
1. Aço inoxidável: Uma excelente escolha para panelas, frigideiras e recipientes de armazenamento de alimentos.
2. Ferro fundido esmaltado: Ótimo para cozinhar a altas temperaturas e pode ser usado para cozinhar e servir alimentos.
3. Vidro temperado: Ideal para armazenar alimentos e aquecer no micro-ondas, pois não liberta substâncias tóxicas.
4. Cerâmica: Utensílios de cerâmica são seguros para cozinhar e armazenar alimentos.
Ao fazer escolhas mais conscientes em relação aos materiais utilizados na cozinha, estará a garantir uma alimentação mais segura e saudável para si e para a sua família. É importante lembrar-se que pequenas mudanças nos seus hábitos diários podem fazer uma grande diferença na preservação da sua saúde e bem-estar.
Na Integrativa, valorizamos um olhar holístico sobre o estilo de vida e os materiais que utilizamos para cozinhar são um tema que abordamos nas nossas consultas de Osteopatia Integrativa. Saiba mais aqui.
David Brandão | Osteopata e Fisioterapeuta
Integrativa | A saúde e o bem-estar como um estilo de vida
Este site e o seu conteúdo têm um fim exclusivamente informativo e não substituem o aconselhamento médico ou de um profissional de saúde. Os tratamentos de cada pessoa devem ser individualizados e orientados por profissionais de saúde. Não faça alterações ao seu tratamento sem contactar o médico ou o profissional de saúde que o acompanha.