A Osteopatia foca-se na saúde do esqueleto, dos músculos, das articulações, das fáscias, dos órgãos e do crânio. As bases fundamentais da filosofia osteopática são a compreensão de que o corpo é uma unidade funcional e que a saúde depende da integridade estrutural e funcional de todos os sistemas do corpo.
O seu fundador em 1874, Andrew Taylor Still, definiu 4 princípios fundamentais da Osteopatia, os quais usou para explicar o raciocínio e o tratamento osteopático:
• A estrutura governa a função
• A unidade do corpo
• A autocura
• A lei da artéria
A Estrutura Governa a Função
Segundo este princípio, qualquer tecido ou sistema do nosso corpo só pode ser saudável se houver harmonia entre a estrutura e a função. Quando há um desequilíbrio na estrutura, este pode alterar a função, sendo responsável pela causa da dor, sintomatologia ou patologia. Existe uma interdependência entre a estrutura e a função.
A unidade do corpo
Tudo o que há no corpo humano está interligado e em constante interação. Portanto, cada osso, víscera ou músculo que apresentar alteração irá levar a repercussões noutros sistemas. Partindo deste princípio, a visão e o raciocínio osteopático consideram que o corpo é um só, uno e indivisível.
A autocura
Neste princípio, Still dizia que o corpo tem a capacidade de se autorregular e manter um estado de equilíbrio, a homeostasia. Ele afirmava: “O organismo humano é a farmácia de Deus”. Em concordância com o que dizia Hipócrates, médico grego do século V e conhecido como o pai da medicina moderna, dizia: “O poder curativo que todos temos dentro de nós é o maior poder que temos para nos sentirmos bem” e “as tuas forças naturais, as que estão dentro de ti, serão as que cuidaram das tuas doenças”. No tratamento osteopático respeita-se a capacidade de autorregulação do corpo. O objetivo do Osteopata deve ser apenas ajustar as pequenas alterações que estão a gerar a doença, para ajudar o corpo a, por ele próprio, restaurar essa homeostasia.
A lei da artéria
O sangue transporta todos os nutrientes necessários ao funcionamento saudável dos tecidos. Still dizia que o organismo só pode funcionar bem se estiver bem vascularizado. Neste princípio, Still reforça a importância de eliminar as alterações vasculares causadas por compressões, alterações do sistema nervoso ou estiramentos, para restaurar a correta vascularização dos tecidos e restaurar assim a sua função.
Na Osteopatia moderna complementa-se estes princípios com o princípio da individualidade e da prevenção. No princípio da individualidade descreve-se que cada paciente é único e, portanto, o tratamento deve ser personalizado para atender às necessidades individuais de cada um. O princípio da prevenção, reforça que a Osteopatia não se concentra apenas em tratar a doença, mas também em prevenir futuras complicações, aconselhando mudanças sobre o estilo de vida, exercícios ou alimentação.
Em resumo, a Osteopatia é uma ciência holística que respeita o funcionamento normal do corpo e a individualidade de cada ser humano. O objetivo principal do Osteopata é promover a saúde e o bem-estar geral de cada indivíduo que a procura, para que ele possa viver uma vida plena e saudável.
David Brandão | Osteopata – Fisioterapeuta
Integrativa | A saúde e o bem-estar como um estilo de vida
Artigos de referência
- Seffinger, Michael A. and American Osteopathic Association, editors. Foundations of Osteopathic Medicine: Philosophy, Science, Clinical Applications, and Research. Fourth edition, Wolters Kluwer, 2018.
- Philosophy of Osteopathic Medicine | AACOM. https://www.aacom.org/become-a-doctor/about-osteopathic-medicine/philosophy-tenets-of-osteopathic-medicine. Accessed 26 Jan. 2023.
- “Tenets of Osteopathic Medicine.” American Osteopathic Association, https://osteopathic.org/about/leadership/aoa-governance-documents/tenets-of-osteopathic-medicine/. Accessed 26 Jan. 2023.
- Still, Andrew Taylor. Aubiografía. TBA Ediciones, 1874. ISBN 9789878702490
- Still, Andrew Taylor. Filosofía de la Osteopatía. TBA Ediciones, 1874. ISBN 9789878702544
- Still, Andrew Taylor. Filosofía y Principios Mecânicos de la Osteopatía. TBA Ediciones, 1874. ISBN 9789878702513
- Still, Andrew Taylor. Investigacione Prática. TBA Ediciones, 1874. ISBN 9789878702506