Entenda como a Osteopatia procura reestabelecer a harmonia entre todos os sistemas do corpo e como o Pilates Clínico promove o alinhamento, flexibilidade, fortalecimento muscular e correção postural. Na Integrativa Osteopatia, Fisioterapia e Pilates Clínico trabalham juntos para melhorar a saúde dos seus pacientes.
A Osteopatia procura reestabelecer a interação perfeita entre todos os sistemas do corpo, visando a homeostasia. O osteopata utiliza uma visão global e holística para avaliar as interações entre os sistemas neuro-músculo-esquelético (Osteopatia estrutural), visceral (Osteopatia visceral) e craniano (Osteopatia craniana). Como dizia a Andrew Taylor Still (1828-1917), criador da Medicina Osteopática, “A estrutura governa a função”, ou seja quando todas as partes do corpo estão em harmonia, há saúde. Quando não há harmonia, há doença.” Com o equilíbrio dos diferentes sistemas, o osteopata não apenas elimina o sintoma, mas também corrige os fatores que estão debilitando o estado de saúde, reestabelecendo a saúde estrutural.
Já o Pilates clínico é um treino seguro de baixa intensidade e baixo impacto, que promove o alinhamento, flexibilidade, fortalecimento muscular, equilíbrio e correção postural. Fundamentado em 6 princípios – concentração, respiração, controlo, centralização, precisão e fluidez dos movimentos – o Pilates clínico trabalha o movimento de forma global, desenvolvendo a função. Pelas palavras de Joseph Pilates: “o Pilates desenvolve um corpo uniforme, corrige posturas erradas, restaura a vitalidade física, vigora a mente e eleva o espírito”.
Na Integrativa, acreditamos na complementaridade da Osteopatia, Fisioterapia e Pilates Clínico. Por isso, todos os instrutores de Pilates são fisioterapeutas, trazendo uma visão clínica, segura e abrangente à prática de Pilates, que pode ser praticada por qualquer população. Além disso, os nossos Osteopatas iniciaram o seu percurso pela licenciatura em Fisioterapia e posteriormente realizaram a formação em Osteopatia pela Escuela de Osteopatía de Madrid (EOM). Isso permite-nos fazer um trabalho complementar, com um único objetivo, a sua saúde.
É o facto de aliarmos estas duas áreas que nos permite fazer a diferença na vida de quem nos procura. Se, por um lado, a Osteopatia analisa e trata a estrutura, porque dela depende a função, por outro a Fisioterapia e o Pilates clínico analisam esta mesma função e tratam-na através do movimento. Assim, nada fica ao acaso.
David Brandão | Fisioterapeuta, Osteopata e Instrutor de Pilates Clínico
Alexandra Gomes | Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates Clínico
Integrativa | A sua saúde em boas mãos.
Artigos relacionados
Este site e o seu conteúdo têm um fim exclusivamente informativo e não substituem o aconselhamento médico ou de um profissional de saúde. Os tratamentos de cada pessoa devem ser individualizados e orientados por profissionais de saúde. Não faça alterações ao seu tratamento sem contactar o médico ou o profissional de saúde que o acompanha.