Tanto o Pilates clínico como a Osteopatia são áreas complementares, sendo a simbiose perfeita entre a estrutura e a funcionalidade. São os melhores aliados num processo de reabilitação ou performance. Hoje vamos conhecer um pouco destas duas áreas e a forma como elas se complementam.
A Osteopatia pretende reestabelecer a perfeita interação entre todos os seus sistemas, procurando a homeostasia. O Osteopata, através de uma visão global e holística, avalia as interações entre os sistemas neuro-músculo-esquelético (Osteopatia estrutural), visceral (Osteopatia visceral) e craniano (Osteopatia craniana). Através do equilíbrio dos diferentes sistemas, o osteopata não elimina apenas o sintoma ou as consequências do seu problema, vai um pouco mais além e pretende corrigir todos os fatores que estão a debilitar o seu estado de saúde, reestabelecendo a sua saúde estrutural. Como dizia a Andrew Taylor Still (1828-1917), criador da Medicina Osteopática, “A estrutura governa a função”, ou seja quando todas as partes do corpo estão em harmonia, há saúde. Quando não há harmonia, há doença. Qualquer disfunção ou desequilíbrio numa das partes desta unidade vai afetar o equilíbrio de todo o conjunto e alterar o seu bem-estar global. Assim, o Osteopata pretende reestabelecer o equilíbrio da estrutura para que a função e a performance possam desenvolver-se sem restrições.
O Pilates clínico é um treino seguro de baixa intensidade e baixo impacto, promovendo o alinhamento, a flexibilidade, o fortalecimento muscular, restabelecendo o equilíbrio e a correção postural. O Pilates Clínico está fundamentado em 6 princípios: concentração, respiração, controlo, centralização, precisão e fluidez dos movimentos, rotina. Pelas palavras de Joseph Pilates: “o Pilates desenvolve um corpo uniforme, corrige posturas erradas, restaura a vitalidade física, vigora a mente e eleva o espírito”. O Pilates clínico trabalha o movimento de uma forma global, desenvolvendo a função.
Por acreditarmos na complementaridade da Osteopatia, Fisioterapia e Pilates Clínico, na Integrativa, todos os Instrutores de Pilates são fisioterapeutas, trazendo uma visão clínica, segura e abrangente à prática de Pilates, podendo todos os exercícios ser praticados por qualquer população. Os nossos Osteopatas iniciaram o seu percurso pela licenciatura em Fisioterapia e posteriormente realizaram a formação em Osteopatia pela Escuela de Osteopatía de Madrid (EOM).
Pelo facto de ambos profissionais (Osteopatas e Instrutores de Pilates clínico), partilharem a mesma área de base, a Fisioterapia, permite-lhes fazer um trabalho complementar, com um único objetivo, a sua saúde.
É o facto de aliarmos estas duas áreas que nos permite fazer a diferença na vida de quem nos procura. Se, por um lado, a Osteopatia analisa e trata a estrutura, porque dela depende a função, por outro a Fisioterapia e o Pilates clínico analisam esta mesma função e tratam-na através do movimento. Assim, nada fica ao acaso.
David Brandão | Fisioterapeuta, Osteopata e Instrutor de Pilates Clínico
Alexandra Gomes | Fisioterapeuta e Instrutor de Pilates Clínico
Integrativa | A sua saúde em boas mãos.