Saiba como o Pilates clínico, utilizando os seus seis princípios fundamentais como centro, respiração, precisão, concentração, movimento fluído e controlo, o irá ajudar a alcançar um corpo e mente equilibrados e saudáveis.
O Pilates Clínico é uma adaptação dos exercícios desenvolvidos por Joseph Pilates, realizada por fisioterapeutas (como o Australian Physiotherapy and Pilates Institute (APPI)) para pessoas que nunca praticaram atividade física e para reabilitação de diversos problemas de saúde. Os benefícios comprovados incluem melhoria do comportamento postural, diminuição da dor articular e muscular, aumento da força e resistência, melhoria da capacidade e do controlo da respiração, diminuição do stress físico e emocional, otimização da coordenação motora, aumento da flexibilidade, prevenção de lesões e promoção do bem-estar. Pelas palavras de Joseph Pilates: “o Pilates desenvolve um corpo uniforme, corrige posturas erradas, restaura a vitalidade física, vigora a mente e eleva o espírito”.
Para alcançar esses benefícios, o Pilates Clínico baseia-se em seis princípios fundamentais:
-Centro: os exercícios devem ser executados numa posição confortável da coluna lombar, evitando a anteversão e retroversão da bacia. É essencial manter uma contração constante da musculatura abdominal profunda, especificamente o transverso abdominal, para fornecer suporte à zona lombo-pélvica durante toda a aula.
-Respiração: deve-se expirar no movimento que causa mais instabilidade à zona lombo-pélvica, favorecendo uma respiração torácica.
-Precisão: executar os movimentos de forma eficaz, introduzindo a respiração e a contração muscular durante toda a aula.
-Concentração: estar focado no corpo, na mente e no exercício para obter um total comprometimento com o método.
–Movimento fluído: todos os exercícios são executados de forma fluída e sequencial.
-Controlo: controlar o movimento é essencial para trabalhar contra gravidade ou resistência em equipamentos. Utilizar apenas o esforço e os músculos necessários para determinada tarefa é fundamental para o bom funcionamento do corpo. “O ideal é que os nossos músculos obedeçam à nossa vontade. A nossa vontade não deve ser dominada pelas ações reflexas dos nossos músculos.” Joseph Pilates
Estes princípios permitem trabalhar corpo e mente em conjunto, promovendo uma postura saudável e um corpo forte e flexível.
“Com 10 sessões você perceberá a diferença, com 20 sessões os outros irão perceber a diferença e com 30 sessões você vai ter um novo corpo.” Joseph Pilates
Se está à procura de uma forma de reabilitação ou simplesmente deseja melhorar sua saúde e bem-estar, o Pilates Clínico pode ser a escolha certa para si. Venha conhecer e praticar este método. Na Integrativa valorizamos a especificidade e a individualidade de cada indivíduo. Assim, as aulas de Pilates Clínico são orientadas por fisioterapeutas, formados em Pilates Clínico, podendo ser praticada individualmente ou em pequenos grupos, de duas a quatro pessoas, para garantir a correta execução de cada exercício.
Aceita o nosso desafio de vir experimentar esta metodologia de treino? Se quiser saber mais sobre Pilates Clínico pergunte-nos nos comentários, consulte o nosso site ou envie-nos um email para info@integrativa.pt.
David Brandão | Fisioterapeuta, Osteopata e Instrutor de Pilates Clínico pela
Australian Physiotherapy and Pilates Institute
Integrativa | A sua saúde em boas mãos.
Este site e o seu conteúdo têm um fim exclusivamente informativo e não substituem o aconselhamento médico ou de um profissional de saúde. Os tratamentos de cada pessoa devem ser individualizados e orientados por profissionais de saúde. Não faça alterações ao seu tratamento sem contactar o médico ou o profissional de saúde que o acompanha.
Artigos relacionados