A fisioterapia é a terceira maior profissão em saúde, segundo a Associação Portuguesa de Fisioterapeutas, e apesar de já ter ouvido falar de fisioterapia, há quem não saiba quando recorrer a um fisioterapeuta.
O fisioterapeuta é o profissional especialista em fisioterapia. A Fisioterapia é a ciência que estuda, recupera e melhora as disfunções do movimento, promovendo a diminuição da dor e potenciando o seu bem-estar. Sempre que sente dor, dificuldade ou necessita de ajuda no aperfeiçoamento de um determinado movimento ou atividade deve procurar um fisioterapeuta.
O fisioterapeuta através da análise do movimento e da função pode, de uma forma geral, intervir em alterações:
- Músculo-esqueléticos: tendinite, lombalgia, cervicalgia, rutura muscular, entorse de tornozelo ou joelho, ombro congelado, pós-cirurgia, entre outros.
- Neurológicas: acidente vascular cerebral (AVC), Doença de Parkinson, lesões medulares, paralisia facial, entre outros.
- Cardiorrespiratórias: doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), fibrose pulmonar, asma, bronquite, doença coronária, entre outros.
Existem também outras áreas da fisioterapia com especialidades particulares como o tratamento da articulação temporomandibular (ATM) ou a intervenção específica na saúde da mulher e do homem (incontinência urinária, dor na relação sexual, preparação pré e pós-parto, pós-cirurgia ginecológica, etc.).
Para além das áreas acima mencionadas, o fisioterapeuta desempenha ainda e cada vez mais um papel fundamental na promoção da saúde e de um envelhecimento ativo e saudável.
O fisioterapeuta através de uma avaliação detalhada e global da postura, do movimento e da funcionalidade irá identificar os fatores que estão a condicionar a lesão e, assim, definir um plano terapêutico específico adequado para diminuir a dor e minimizar o fator que a provocou.
A sua intervenção pode ser pela terapia manual, um conjunto de exercícios específicos ou ainda pelo Pilates Clínico, dependendo sempre dos objetivos terapêuticos definidos para si. Na Integrativa, a nossa intervenção é personalizada para cada cliente, sempre com o objetivo de ter a máxima eficácia e diminuir assim o tempo de recuperação.
Apesar de a dor ser a principal razão que motiva os nossos clientes a procurar a fisioterapia, é importante perceber que o fisioterapeuta não deve ser apenas consultado em situações de dor ou de lesão. É importante entender a fisioterapia, cada vez mais, como um método de prevenção.
Muitas vezes a nossa postura, a forma como corremos, o desporto que praticamos, o nosso trabalho ou os nossos hábitos facilitam o aparecimento de lesões. É fundamental consultar um fisioterapeuta regularmente, considerando a quantidade de ameaças que o nosso corpo sofre todos os dias, quer seja pelo desporto que praticamos, quer seja pelo nosso trabalho ou até mesmo pelos pequenos desconfortos que vamos sentindo no nosso dia-a-dia. O fisioterapeuta pode identificar estes pequenos hábitos, alterações e desequilíbrios e definir estratégias para prevenir o início ou agravamento da dor ou o aparecimento de lesões.
Como pode ver por todas as áreas mencionadas, a intervenção do fisioterapeuta pode ser bastante abrangente, mas o movimento e a funcionalidade são o centro da sua intervenção. De uma forma geral e resumida deve consultar um fisioterapeuta para:
- Tratamento de uma lesão ou dor
- Melhoria da sua postura e flexibilidade
- Melhoria da funcionalidade e da qualidade de vida
- Prevenção de lesões
- Melhoria do seu bem-estar
O fisioterapeuta é um profissional com um conhecimento e uma área de atuação muito abrangente, podendo ajudá-lo em diferentes objetivos. É sem dúvida um bom aliado na promoção da sua saúde e da sua funcionalidade.
Se quiser saber mais sobre a intervenção do fisioterapeuta pergunte-nos nos comentários, consulte o nosso site ou envie-nos um email para info@integrativa.pt.
David Brandão | Osteopata – Fisioterapeuta
Quero ensinar-te a cultivar a tua saúde e ajudar-te a mantê-la.
Integrativa | A sua saúde em boas mãos.