É durante o 9º ano dos filhos que os pais/mães me procuram quase sempre pelo mesmo motivo: está tão perdido, não faz ideia o que quer seguir e tem de escolher já nos próximos meses…
Que pressão! Que aflição! Sentida pelos miúdos, que na sua maioria estão ainda confortavelmente instalados no 3º ciclo sem preocupação com as médias e em piloto automático com os programas curriculares que lhes são propostos e impostos pela escola, gostem ou não gostem, tenham mais ou menos jeito, levam todos com o mesmo programa sem margens para grandes escolhas (a não ser as línguas). E de repente, só pelo término do terceiro ciclo, abre-se um cenário completamente diferente do que tiveram até então. Agora és Tu que vais decidir para onde queres ir. Já és crescidinho e por isso perfeitamente capaz de escolher o que é melhor para ti, para te levar ao curso que queres tirar. Curso? Que curso? Escolher, eu? Decidir? o quê? Não sei….. não conheço…. tenho medo de me enganar…. não tenho a certeza…..
Estes são os pensamentos que invadem as preocupações dos jovens e com toda a razão! Mas também dos pais que querem ajuda-los mas se sentem impotentes e perdidos perante tamanha decisão. Que opções há hoje em dia? Que curso tem mais a ver com ele /ela? Como é que eu o/a posso ajudar sem interferir na escolha que tem de ser dele/dela?
Ao longo da vida e do crescimento dos filhos, os pais sem o saberem já os dotaram de ferramentas que agora lhes poderão ser muito uteis: a curiosidade, ao ensinarem coisas novas e ao incutirem nos filhos vontade de conhecer e saber.. a proatividade, ao arrumarem o quarto e participarem nas tarefas diárias em casa, a responsabilidade, de estudarem para serem bons alunos ou de ajudarem quando os pais estão mais cansados, a assumir as suas escolhas, quando escolhem um desporto ou uma atividade para os tempos livres.
Tantos exemplos poderia dar de práticas educativas que dentro de casa e das famílias valem ouro e podem ser uma grande mais valia neste momento de tomada de decisão. Mas a verdade é que, chegada a hora, aparecem uma série de dúvidas e inseguranças que interferem no processo e angustiam os pais.
Aqui vão 10 propostas concretas para conseguir ajudar o seu filho no momento da escolha:
- Criar momentos informais de conversa sobre os gostos e os pontos fortes de cada um na família, pais, filhos, conversem sobre as qualidades uns dos outros.
- Proporcionar momentos descontraídos de partilha e lazer, um jogo, uma atividade em família. Permite criar canais de comunicação abertos nos dois sentidos.
- Transmitir confiança e orgulho nas suas capacidades. Por vezes achamos que é obvio, mas será que ele/ela sabe que me orgulho das qualidades que fazem dele/dela único no mundo?
- Partilhar o dia de trabalho. Na vida real nem tudo é cor de rosa, uma perspetiva realista do que é a vida de trabalho do pai/mãe com tudo o que tem de bom e menos bom vai ajuda-los a conhecer o mundo laboral.
- Conversar sobre como foi o vosso percurso académico, como escolheram o curso, a profissão e o que é concretamente o vosso dia a dia de trabalho.
- Dar-lhe oportunidade para tomar decisões sozinho. Pequenas decisões em que ele/ela sinta que confiam que ele/ela é capaz de escolher com responsabilidade.
- “Não evitem as contrariedades da vida, ensinem a superá-las”, já dizia Pasteur. Ser resiliente e capaz de superar dificuldades é na vida dos jovens uma ferramenta indispensável.
- Disponibilizarem-se para procurar com eles informação sobre os cursos, profissões que existem e ir partilhando informação que achem que eles podem gostar (ex: mandar links por whatsapp, sugerir sites)
- Retirar a pressão excessiva da decisão, os caminhos não são todos iguais e a qualquer momento pode-se mudar a direção. As escolhas profissionais devem ser feitas com ponderação e responsabilidade, o que não quer dizer que sejam vitalícias e únicas.
- Transmitam-lhe que confiam na sua capacidade de escolha. O apoio dos pais ajuda, as expectativas só atrapalham!
Espero que estas propostas vos possam ser úteis e que se sintam mais capazes e competentes para ajudar os vossos filhos a escolherem o caminho profissional em LIBERDADE e com CONFIANÇA! Se pretender conhecer mais estratégias, pergunte-nos nos comentários, consulte o nosso site ou envie-nos um email para info@integrativa.pt.
Sofia Raposo | Psicóloga e Coach Pessoal e Profissional
Acredito que o ser humano é dotado de um potencial infindável e é no interior que encontramos soluções para atingir os nossos objetivos.
Integrativa | A sua saúde em boas mãos.