O gelo é das soluções anti-inflamatórias mais antigas e mais utilizadas após uma lesão, seja quando faz uma entorse ou até quando tem uma dor ou edema em que se desconhece a sua origem. Quem nunca recorreu à aplicação de gelo nestas situações? Será que que o gelo e o repouso segundo o conhecimento científico atual serão a melhor solução?
O gelo é uma estratégia anti-inflamatória frequentemente utilizada pela fisioterapia. O gelo como abordagem ou estratégia para o tratamento de tecidos moles em lesões em fase aguda, como por exemplo a entorse, foi promovida com o protocolo RICE (repouso, gelo, compressão e elevação), criado em 1978, pelo médico Dr. Gabe Mirkin. Em 2012, foi substituído pelo PRICE (proteção, repouso, gelo, compressão e elevação) e, mais tarde, surgiu o POLICE (proteção, carga otimizada, gelo, compressão e elevação), mas segundo os estudos mais recentes, não existem evidências científicas suficientes para suportar estes protocolos de gestão de tecidos moles em lesões agudas.
Em 2015, o próprio Dr. Gabe Mirkin reconheceu, após mais estudos, que o gelo apesar de ajudar a diminuir a dor quando aplicado logo após a lesão, impede as células responsáveis pela regeneração tecidular de entrarem no tecido lesionado, dificultando a sua recuperação e a sua cicatrização. Estudos recentes indicam que os fatores responsáveis por diminuir a inflamação – como o gelo e os medicamentos anti-inflamatórios – atrasam a recuperação, pelo que estas estratégias devem ser evitadas na fase aguda.
Neste sentido, o protoloco POLICE foi substituído pelo POLICE-CANAI. O acrónimo CANAI veio complementar esta metodologia com a atividade cardiovascular (CA), através do treino aeróbio, e excluindo a medicação anti-inflamatória (NAI).
Para além disso, os fatores biológicos, psicológicos e emocionais não eram tidos em conta nos protocolos acima referidos e têm um papel determinante na gestão da dor, mesmo em fase aguda.
Já vimos que o RICE, o PRICE, o POLICE e o POLICE-CANAI não são as estratégias mais indicadas. Se tiver uma lesão, então o que deve fazer? PEACE & LOVE.
PEACE & LOVE é um protocolo proposto pelos fisioterapeutas e investigadores canadianos Blaise Dubois e Jean-François Esculier. Esta abordagem, cada vez mais frequente, aposta numa recuperação dinâmica e abrangente, e defende que, o indivíduo que tem a lesão, deve ter um papel ativo em todo o seu processo de recuperação. Sendo assim vamos compreender o significado deste acrónimo (PEACE & LOVE) que está a ganhar cada vez mais destaque nos dias de hoje. O protocolo divide-se em duas fases: PEACE, nos primeiros três dias, e LOVE, nos restantes.
PEACE:
-Proteção: evite atividades e movimentos que aumentem a dor durante os primeiros dias (1 a 3 dias) após a lesão. Evite o repouso porque pode comprometer a qualidade e a força tecidular.
-Elevação: promova a elevação do membro lesionado a um nível superior ao do coração, sempre que possível, para promover a drenagem de fluidos nos tecidos afetados.
-Evitar (Avoid, traduzido do inglês) anti-inflamatórios: evite estratégias anti-inflamatórias, como os medicamentos anti-inflamatórios ou o gelo, uma vez que estes reduzem a capacidade de recuperação dos tecidos.
-Compressão: utilize uma banda elástica ou uma ligadura para reduzir o inchaço e para evitar a proliferação do edema.
-Educação: recorra a uma abordagem ativa e estabeleça expectativas realistas em relação ao tempo que pode demorar a recuperar e deixe a natureza desempenhar o seu papel, em vez de procurar uma solução milagrosa.
Esteja consciente e realista quanto à sua importância na recuperação.
E, LOVE:
-Carga (Load, traduzido do inglês): deixe que a dor guie o seu regresso gradual às atividades normais. O seu corpo vai comunicar consigo quando se sentir capaz e for seguro aumentar a carga.
-Otimismo: o cérebro desempenha um papel fundamental na reabilitação, e fatores como a catastrofização e o pessimismo podem prejudicar a sua recuperação. Regule o seu cérebro para uma recuperação plena, através do pensamento positivo e da confiança.
-Vascularização: opte por atividades cardiovasculares que não causem dor, para aumentar o fluxo sanguíneo que vai para os tecidos em recuperação. Dê preferência a atividades aeróbias em que haja descarga do membro lesado.
-Exercício: recupere a mobilidade, a força e o equilíbrio através da prática regular de exercício adaptado à sua condição física.
O conhecimento está em constante crescimento para que possamos ter, cada vez mais, estratégias eficazes de recuperação. Curiosamente, este protocolo de gestão de tecidos moles na lesão aguda opta por potenciar a capacidade de auto-cura do nosso corpo e substitui a imobilização e o repouso pelo movimento de forma controlada.
Como fisioterapeuta, não posso deixar de finalizar este texto com uma pequena chamada de atenção: o artigo pretende chamar a atenção de que as estratégias mais populares, como o repouso, o gelo ou os medicamentos anti-inflamatórios, podem não ser as mais indicadas na maioria dos casos. No entanto, as indicações e as estratégias contidas neste artigo, apesar de fundamentadas e validadas pela evidência científica, não dispensam o aconselhamento e o auxílio de um fisioterapeuta no seu processo de recuperação, ou seja, este protocolo pode não se adaptar ao seu caso em particular.
Na Integrativa, tratar uma lesão traumática aguda não implica seguir um protocolo rígido, sendo ele o PEACE & LOVE ou não, mas gostamos de estar informados e defendemos as mais recentes evidências. Somos fisioterapeutas defensores de uma abordagem personalizada e direcionada para cada caso, valorizando os processos de cicatrização, de recuperação natural e funcional dos seus tecidos e acima de tudo pretendemos de uma forma dinâmica, consciente e proactiva de ambas as partes uma recuperação rápida e focada nas suas necessidades, para que possa retomar a sua rotina diária o mais precocemente possível.
Já conhecia o protocolo PEACE & LOVE?
Para saber mais informações sobre este protocolo, consulte o artigo.
Caso surja alguma dúvida sobre este protocolo, pergunte-nos nos comentários, consulte o nosso site ou envie-nos um email para info@integrativa.pt.
“PEACE & LOVE” para todos.
David Brandão | Osteopata – Fisioterapeuta
Quero ensinar-te a cultivar a tua saúde e ajudar-te a mantê-la.
Integrativa | A sua saúde em boas mãos.
Artigos relacionados