PSICOLOGIA
para Crianças e Adolescentes
Benefícios da Psicologia Infantil
Alguns dos benefícios incluem:
-Identificação e tratamento de problemas de saúde mental: A psicologia infantil pode ajudar a identificar problemas de saúde mental em crianças, como ansiedade, depressão e transtornos de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).
-Ajuda no desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais: A psicologia infantil pode ajudar as crianças a desenvolver habilidades sociais e emocionais, como a capacidade de lidar com as emoções, a autoestima e a resolução de conflitos.
-Melhoria do desempenho escolar: A psicologia infantil pode ajudar as crianças a concentrarem-se melhor, melhorando o desempenho escolar.
-Suporte para pais e professores: A psicologia infantil pode fornecer orientação e suporte para pais e professores, ajudando-os a entender e lidar com as necessidades e comportamentos das crianças.
-Prevenção de problemas de saúde mental futuros: A psicologia infantil pode ajudar a prevenir problemas de saúde mental futuros, ajudando as crianças a desenvolver inteligência emocional e resiliência desde cedo.
Psicoterapia para Crianças e Adolescentes
Todo o processo é definido em conjunto com os familiares ou educadores.
Ludoterapia
Indicações
- Problemas emocionais: Ansiedade, medo, tristeza, raiva, etc.
- Trauma: Abuso, divórcio dos pais, luto, violência, etc.
- Problemas comportamentais: Agressão, isolamento social, mentiras frequentes, dificuldade em seguir regras, etc.
- Dificuldades de socialização: Dificuldade em fazer amigos, interagir com os outros, compreender as relações sociais, etc.
- Dificuldades de aprendizagem: Baixa autoestima, problemas de concentração, desempenho acadêmico abaixo do esperado, etc.
- Transições familiares: Divórcio, mudança de casa, chegada de um novo irmão, etc.
Indicações
-Dificuldade para pronunciar palavras
-Lentidão para adquirir vocabulário
-Desinteresse
-Dificuldade para seguir uma rotina e compreender instruções
-Sinais de hiperatividade
-Inversão de letras, sílabas ou palavras;
-Caligrafia ilegível
-Lapsos de memória
-Dificuldade de entregar trabalhos na hora
-Falta de motivação para estudar ou ir à escola
-Confusão com o som das palavras ou sílabas
-Isolamento
-Leitura e escrita muito lenta para a idade
-Falta de organização e de concentração na sala de aula
-Comportamento agressivo com outras crianças
-Distração
Avaliação Psicopedagógica
A avaliação psicopedagógica é uma ferramenta importante para identificar dificuldades específicas de aprendizagem (dislexia, disortografia, disgrafia, discalculia).
A avaliação psicopedagógica desenvolvida pela nossa equipa é composta por uma avaliação cognitiva e outra psicopedagógica, incluindo diferentes provas para avaliar a criança/adolescente de forma global, abrangendo aspectos como Nível Intelectual Geral, Capacidades Psicomotoras e Visuo-percetivas, Atenção e Concentração, Perceção, Linguagem Oral, Consciência Fonológica, Leitura, Escrita, Caligrafia e Métodos de Estudo.
O objetivo da avaliação é realizar um diagnóstico, mas também identificar as principais dificuldades e competências da criança ou adolescente. Após a avaliação, é elaborado um relatório completo com os resultados, um plano de intervenção e recomendações e estratégias para implementar em casa e na escola. Este plano de intervenção pode ser apresentado aos professores, se os pais ou encarregados de educação pretenderem.