PSICOLOGIA

para Crianças e Adolescentes

A Psicologia Infantil ajuda no desenvolvimento da criança, desde a infância até à adolescência, analisando a aquisição de habilidades motoras, cognitivas e sociais, e o impacto das experiências e interações nesse processo.

O Psicólogo irá ajudar a lidar com o comportamento, emoções, cognição e questões relacionadas com o desenvolvimento infantil, como alterações comportamentais, problemas emocionais e dificuldades de aprendizagem.

A nossa equipa de psicólogos oferece suporte para lidar com o comportamento e a saúde mental, mas também orienta os pais e educadores sobre boas práticas para promover um desenvolvimento saudável e equilibrado.

Psicologia infantil

Benefícios da Psicologia Infantil

Alguns dos benefícios incluem:

-Identificação e tratamento de problemas de saúde mental: A psicologia infantil pode ajudar a identificar problemas de saúde mental em crianças, como ansiedade, depressão e transtornos de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).

-Ajuda no desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais: A psicologia infantil pode ajudar as crianças a desenvolver habilidades sociais e emocionais, como a capacidade de lidar com as emoções, a autoestima e a resolução de conflitos.

-Melhoria do desempenho escolar: A psicologia infantil pode ajudar as crianças a concentrarem-se melhor, melhorando o desempenho escolar.

-Suporte para pais e professores: A psicologia infantil pode fornecer orientação e suporte para pais e professores, ajudando-os a entender e lidar com as necessidades e comportamentos das crianças.

-Prevenção de problemas de saúde mental futuros: A psicologia infantil pode ajudar a prevenir problemas de saúde mental futuros, ajudando as crianças a desenvolver inteligência emocional e resiliência desde cedo.

Psicologia infantil

Psicoterapia para Crianças e Adolescentes

A Psicoterapia para crianças e adolescentes aborda temas relacionados com a vida escolar, vocacional, familiar, social, situações de crise ou estado emocional mais grave tais como a depressão e a ansiedade ou na adolescência como anorexia, bulimia ou uso/abuso de substâncias.

Todo o processo é definido em conjunto com os familiares ou educadores.

Ludoterapia

Ludoterapia

A Ludoterapia é uma estratégia de psicoterapia que utiliza jogos e atividades lúdicas com o intuito de promover a expressão da criança num ambiente seguro, auxiliando as crianças na comunicação de sentimentos, na resolução de problemas emocionais e no desenvolvimento de competências sociais.

Indicações

  • Problemas emocionais: Ansiedade, medo, tristeza, raiva, etc.
  • Trauma: Abuso, divórcio dos pais, luto, violência, etc.
  • Problemas comportamentais: Agressão, isolamento social, mentiras frequentes, dificuldade em seguir regras, etc.
  • Dificuldades de socialização: Dificuldade em fazer amigos, interagir com os outros, compreender as relações sociais, etc.
  • Dificuldades de aprendizagem: Baixa autoestima, problemas de concentração, desempenho acadêmico abaixo do esperado, etc.
  • Transições familiares: Divórcio, mudança de casa, chegada de um novo irmão, etc.
avaliação psicopedagógica crescer com as letras

Indicações

-Dificuldade para pronunciar palavras

-Lentidão para adquirir vocabulário

-Desinteresse

-Dificuldade para seguir uma rotina e compreender instruções

-Sinais de hiperatividade

-Inversão de letras, sílabas ou palavras;

-Caligrafia ilegível

-Lapsos de memória

-Dificuldade de entregar trabalhos na hora

-Falta de motivação para estudar ou ir à escola

-Confusão com o som das palavras ou sílabas

-Isolamento

-Leitura e escrita muito lenta para a idade

-Falta de organização e de concentração na sala de aula

-Comportamento agressivo com outras crianças

-Distração

Avaliação Psicopedagógica

A avaliação psicopedagógica é uma ferramenta importante para identificar dificuldades específicas de aprendizagem (dislexia, disortografia, disgrafia, discalculia).

A avaliação psicopedagógica desenvolvida pela nossa equipa é composta por uma avaliação cognitiva e outra psicopedagógica, incluindo diferentes provas para avaliar a criança/adolescente de forma global, abrangendo aspectos como Nível Intelectual Geral, Capacidades Psicomotoras e Visuo-percetivas, Atenção e Concentração, Perceção, Linguagem Oral, Consciência Fonológica, Leitura, Escrita, Caligrafia e Métodos de Estudo.

O objetivo da avaliação é realizar um diagnóstico, mas também identificar as principais dificuldades e competências da criança ou adolescente. Após a avaliação, é elaborado um relatório completo com os resultados, um plano de intervenção e recomendações e estratégias para implementar em casa e na escola. Este plano de intervenção pode ser apresentado aos professores, se os pais ou encarregados de educação pretenderem.

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