PILATES CLÍNICO

O método Pilates foi desenvolvido por Joseph Pilates no início do séc. XX. Joseph acreditava que os estilos de vida modernos, as más posturas e as respirações deficientes levariam à redução de saúde e, nesse sentido, decidiu criar um conjunto de exercícios para alongar, fortalecer e equilibrar o corpo. Surgiu então o Método de Pilates que se baseia no controlo consciente de todos os movimentos musculares do corpo.

Os exercícios de Pilates podem ser praticados no solo (Matwork) ou em aparelhos (Reformer).

O Pilates Clínico é uma adaptação do Pilates tradicional desenvolvida por fisioterapeutas. Assim é uma modalidade de exercício físico orientada por um Fisioterapeuta. É um treino seguro de baixa intensidade e baixo impacto, promovendo a flexibilidade, o fortalecimento muscular, restabelecendo o equilíbrio e a correção postural.

O Pilates Clínico, praticado regularmente e bem orientado, não traz impactos nocivos para as articulações, ligamentos e músculos, diminuindo a ocorrência de lesões. Na Integrativa, antes da sua prática é sempre realizada uma avaliação por um fisioterapeuta formado em Pilates Clínico pela Australian Physiotherapy and Pilates Institute (APPI).

O Pilates clínico destina-se a todos os que queiram praticar atividade física com vista a melhorar o seu estado de saúde, ou seja a todas as pessoas com dor ou sem dor, com alteração da postura ou diminuição da flexibilidade, que procurem reeducar e reforçar o seu corpo.

Poucos movimentos bem feitos, realizados de forma correta e equilibrada valem por muitas horas de ginástica.     Joseph Pilates

Pilates clínico

Pilates clinico

Vantagens do Pilates clínico

  • Otimização da performance;
  • Prevenção de lesões e recidivas;
  • Correção da postura e melhoria da consciência corporal;
  • Melhoria da força, equilíbrio, flexibilidade e coordenação;
  • Aumento da estabilidade da parede abdominal/core abdominal, promovendo um bom suporte para a coluna vertebral;
  • Melhoria da resistência física e mental;
  • Eliminação e prevenção de quadros de dor aguda e crónica tais como dor no “fundo das costas”/Lombalgia, dor no pescoço/Cervicalgia, hérnia discal lombar ou cervical, protrusão discal, dor ciática, entre outras;
  • Redução do stress;
  • Melhoria na eficiência da respiração por um maior controlo na respiração diafragmática;
  • Preparação pré e pós-parto;
  • Prevenção de problemas uroginecológicos, como a incontinência urinária;
    Diminuição do risco de queda, mais frequente na população idosa.

Porquê optar pela Integrativa?

-Todas as nossas aulas são individuais, tendo um fisioterapeuta atento a à execução de todos os movimentos. Acreditamos que só assim é possível um bom acompanhamento de todos os nossos alunos.

-Os nossos instrutores são fisioterapeutas formados pela Australian Physioteraphy and Pilates Institute (APPI) os fundadores do Pilates clínico.

-Antes de cada aula é sempre realizada uma avaliação para que possamos adaptar cada movimento às suas necessidades. Aqui nada fica ao acaso.

-As aulas tem a duração de 1hora

-As aulas são praticadas em solo (Matwork) e em aparelhos (Reformer, Matwall)

Pilates Reformer

O seu corpo é seu maior bem, ele guarda e reflete a sua alma. Cuide dele como se fosse uma pedra preciosa e nós o lapidaremos.     Joseph Pilates

PILATES REFORMER

O Reformer é um grande equipamento de Pilates que se assemelha a uma cama deslizante com molas.  É, de todos os equipamentos de Pilates, o equipamento mais utilizado. Além disso é o aparelho preferido pelos alunos e também o mais completo.

O Reformer permite um trabalho tanto global como específico, intervindo na melhoria da força, flexibilidade, mobilidade, coordenação e equilíbrio. É utilizado para trabalhar toda a musculatura nas posições vertical, sentado, deitado, em quatro apoios e em pé. Como o nosso Reformer tem a torre do Cadillac consegue juntar os benefícios dos dois aparelhos.

O uso de diferentes intensidades de molas permitirá potenciar a ação muscular de diferentes e em diferentes tipos de contracção (concêntrica, excêntrica e isométrica). A própria instabilidade do carro irá promover desafios de estabilidade que o ajudarão a desenvolver a força muscular e a melhorar o equilíbrio.

Na Integrativa, valorizamos a individulidade e a personalização na realização dos exercícios de Pilates, assim conseguimos selecionar os exercícios e os movimentos mais adequados para o seu corpo e de acordo com os seus objetivos.