A gravidez traz consigo uma série de alterações hormonais, que afetam o tecido conectivo, tornando-o mais extensível e permitindo movimentos de maior amplitude articular. Embora este aumento de flexibilidade possa parecer benéfico, na realidade, é necessário limitar movimentos exagerados das articulações, sendo a coluna a zona do corpo mais afetada. Neste contexto, o Pilates Clínico emerge como uma solução eficaz para promover uma gravidez saudável e confortável.
Desafios posturais na gravidez
Durante a gravidez, a coluna da mulher sofre uma série de alterações posturais devido ao aumento dos seios, do útero e da circunferência abdominal, bem como ao ganho de peso. Estes fatores podem levar a dores, sendo a dor lombar e/ou pélvica as mais frequentes. Mulheres com alterações posturais anteriores à gravidez têm uma maior propensão a quadros de dor durante a gestação e no período pós-parto.
Benefícios do Pilates Clínico
É recomendado que as grávidas se mantenham fisicamente ativas. O Pilates Clínico permite à grávida reconhecer a sua nova postura e adaptar-se biomecanicamente, minimizando a dor na coluna. Além disso, melhora a resistência e a flexibilidade muscular, reduzindo a sobrecarga sobre os músculos lombares.
Vantagens do Pilates Clínico durante a gravidez
Os benefícios do Pilates Clínico incluem o fortalecimento dos músculos abdominais e do pavimento pélvico, o que ajuda a melhorar a postura e a reduzir a pressão sobre a coluna vertebral. Outros benefícios são:
- Manutenção da condição física e resistência
- Melhoria da consciência corporal
- Redução da ansiedade face às mudanças naturais
- Fortalecimento dos músculos abdominais e do pavimento pélvico
- Controlo da diástase abdominal na gravidez e recuperação pós-parto
- Prevenção de incontinência urinária e/ou fecal
- Prevenção de prolapsos de órgãos pélvicos
- Melhoria da estabilidade articular, diminuindo a tensão lombar
- Trabalho do controlo motor entre lombar e região abdominal, prevenindo lesões
- Fortalecimento abdominal que favorece a expulsão do bebé no parto
- Desenvolvimento de um mecanismo de respiração eficaz, diminuindo a fadiga
- Favorecimento do retorno venoso, diminuindo edemas dos membros inferiores
Preparação para o parto e alívio de desconfortos
Na Integrativa, o Pilates Clínico tem ajudado muitas mulheres ao longo da gravidez. Durante a gravidez, o aumento de peso, o cansaço, a ansiedade e a sobrecarga sobre os músculos do pavimento pélvico são comuns. O Pilates Clínico melhora a condição física da grávida, aumentando a sua força e resistência muscular, auxiliando no controlo de peso e no cansaço, especialmente nas pernas, e reduzindo a ansiedade.
Quando iniciar o Pilates Clínico
Todas as grávidas, em que a prática de exercício físico não for contraindicada, deverão iniciar um programa de Pilates Clínico a partir do 2º trimestre de gravidez. Este programa contribui significativamente para uma gestação mais tranquila e uma recuperação pós-parto mais rápida.
Em resumo, o Pilates Clínico é uma ferramenta poderosa para assegurar uma gravidez saudável, ajudando a mulher a lidar com as mudanças no seu corpo e a preparar-se para o parto de uma forma equilibrada e consciente.
Para mais informações sobre como iniciar o Pilates Clínico durante a gravidez, consulte um dos nossos especialista em Pilates pré e pós-parto e desfrute de todos os benefícios que esta prática pode oferecer.
Alexandra Gomes | Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates Clínico
Integrativa | A saúde e o bem-estar como um estilo de vida
Este site e o seu conteúdo têm um fim exclusivamente informativo e não substituem o aconselhamento médico ou de um profissional de saúde. Os tratamentos de cada pessoa devem ser individualizados e orientados por profissionais de saúde. Não faça alterações ao seu tratamento sem contactar o médico ou o profissional de saúde que o acompanha.
Artigos relacionados