A reabsorção discal é possível com tratamentos não invasisos (osteopatia, fisioterapia, pilates clínico…). Deixo-vos um pequeno resumo do artigo “The probability of spontaneous regression of lumbar herniated disc: a systematic review” de 2015 publicado na “Clinical Reabilitation” (pode aceder ao artigo aqui: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25009200/).
“A probabilidade de regressão espontânea da hérnia de disco lombar: uma revisão sistemática”
Resumo:
Objetivo: Determinar a probabilidade de regressão da hérnia discal espontânea entre cada tipo de hérnia discal lombar, com base numa revisão sistemática.
Métodos de revisão: os artigos deveriam incluir (1) pacientes com hérnia discal lombar tratados de forma conservadora, (2) ter pelo menos duas avaliações por imagem da coluna lombar, (3) excluir pacientes com cirurgia lombar previa, infeções da coluna, tumores, espondilolistese ou estenose espinhal.
Resultados: encontrou-se que a taxa de regressão espontânea foi de 96% para situações em que há sequestro do disco, 70% para a extrusão do disco, 41% para a protrusão do disco e 13% para a protuberância do disco. A taxa de resolução completa da hérnia de disco foi de 43% para discos sequestrados e 15% para discos extrusados.
Conclusões: a regressão espontânea do tecido da hérnia discal pode ocorrer e pode-se resolver completamente após o tratamento conservador. Pacientes com extrusão e sequestro do disco tiveram uma possibilidade significativamente maior de regressão espontânea do que aqueles com protusão discal. O sequestro do disco teve uma taxa significativamente maior de regressão completa face à extrusão do disco.
Atualmente têm surgido diversos estudos em que demonstram que a regressão (ou seja, a absorção) de uma hérnia discal acontece numa grande percentagem dos casos apenas recorrendo ao tratamento conservador e sem a necessidade cirúrgica. A Osteopatia é um tratamento não invasivo que se tem demonstrado eficaz neste processo como tratamento conservador, o que não invalida outras abordagens complementares. Como profissão de saúde primária, o Osteopata pode trabalhar em conjunto com a medicina convencional, lado a lado, e esse deve ser o futuro.
Ficou com dúvidas pergunte-nos nos comentários, consulte o nosso site ou envie-nos um email para info@integrativa.pt.
David Brandão | Fisioterapeuta, Osteopata e Instrutor de Pilates Clínico pela
Australian Physiotherapy and Pilates Institute
Integrativa | A sua saúde em boas mãos.