O 9º ano assinala o despertar para escolhas profissionais, gerando ansiedade. Neste labirinto, pais e filhos podem sentir-se perdidos, mas existem estratégias para desvendá-lo juntos.
Pressões e Dúvidas: O Desafio do 9º Ano
No final do 3º ciclo, surge uma encruzilhada. Os jovens, até então em modo automático, deparam-se com a responsabilidade de fazer escolhas do caminho para o seu futuro. Esta transição é abraçada com incerteza, medo de erro e falta de conhecimento sobre as várias opções.
A educação em casa já forneceu algumas ferramentas essenciais, como curiosidade, proatividade, responsabilidade e capacidade de fazer escolhas. Contudo, mesmo com essa bagagem, surgem dúvidas que angustiam pais e filhos.
10 Estratégias para Orientar o seu filho na escolha profissional
- Conversas Informais em Família: Abra espaço para discutir gostos e interesses.
- Atividades familiares: momentos de partilha como refeições juntos à mesa, fortalecem a comunicação, conversar acerca do dia que passou, as conquistas e contratempos.
- Dê importância à mensagem: Transmita orgulho e confiança nas habilidades únicas do seu filho.
- Realidade: Partilhe experiências reais do ambiente de trabalho e do contexto atual.
- História dos Pais: Conte como escolheu a sua profissão, ajudando-o a entender o processo.
- Autonomia: Permita e fomente que o seu filho tome decisões sozinho.
- Resiliência: Ensine a superar contratempos, e lidar com a adversidade, aprendizagens essenciais na jornada profissional.
- Procura de Informação Juntos: Explorem opções de cursos e profissões juntos, facilitando o contacto com pessoas no mundo do trabalho.
- Retire a pressão: a escolha que deverão fazer para o secundário deverá ter como máxima, o caminho que permitirá daí por 3 anos o maior leque possível de opções, enfatizando que escolhas podem e devem ser ajustadas.
- Confiança: Transmita confiança nas escolhas do seu filho, eliminando expectativas que possam atrapalhar.
As ajudas dos pais são bem vindas, apoiando em LIBERDADE e CONFIANÇA !
Ao seguir estas estratégias, pais e filhos podem navegar pelo processo de escolha profissional com mais clareza e confiança. A jornada do 9º ano pode ser desafiadora, mas, com orientação e apoio, transforma-se numa oportunidade para o crescimento mútuo.
A orientação vocacional feita por um Psicólogo especializado na área será uma bússola útil neste labirinto. Analisando interesses, aptidões, motivações, talentos e personalidade, promovendo o amadurecimento de ideias e a tomada de decisões conscientes.
Sofia Raposo | Psicóloga e Coach
Integrativa | A saúde e o bem-estar como um estilo de vida
Este site e o seu conteúdo têm um fim exclusivamente informativo e não substituem o aconselhamento médico ou de um profissional de saúde. Os tratamentos de cada pessoa devem ser individualizados e orientados por profissionais de saúde. Não faça alterações ao seu tratamento sem contactar o médico ou o profissional de saúde que o acompanha.