Sabe quando deve procurar um nutricionista? Com maior ou menor regularidade todos procuramos um profissional de saúde, um oftalmologia, ginecologista, médico dentista, fisioterapeuta, osteopata, entre outros. Contudo, quando falamos em nutrição, a maioria da população só se lembra de consultar um profissional da área quando o intuito é emagrecer.
Mas a procura pelos serviços de saúde de um nutricionista não tem de acontecer apenas nestas alturas ou quando sentimos algum problema relativo a um determinado alimento ou grupo de alimentos.
O nutricionista é um profissional licenciado em Ciências da Nutrição, área da saúde que integra todo o tipo de abordagem com impacto (direto ou indireto) na alimentação e nutrição. Seja na área de Alimentação Coletiva e Restauração (ex. empresas de catering, serviços de assessoria, consultoria e auditoria), Investigação em Alimentação e Nutrição (ex. centros de investigação, universidades e politécnicos), Nutrição Clínica (ex. centros hospitalares e de saúde, clínicas privadas, farmácias, associações sem fins lucrativos), Nutrição desportiva e suplementação (ex. clubes desportivos, ginásios, empresas de venda de suplementos alimentares e alimentos funcionais) Nutrição Comunitária e Saúde Pública (ex. câmaras municipais, escolas públicas e privadas, centros comunitários de solidariedade social, organizações não governamentais), Tecnologia, Inovação e Marketing Alimentar (ex. indústria alimentar, desenvolvimento de novas ferramentas tecnológicas na área da nutrição, empresas de comércio alimentar, criar empresa própria) Técnico Superior de Saúde – Ramo Nutrição.
A alimentação tem um impacto determinante na saúde e qualidade de vida de cada um de nós – “A forma como os portugueses comem é um dos principais determinantes do seu estado de saúde. Hoje, sabe-se que os hábitos alimentares têm efeitos consideráveis na mortalidade: cerca de 14% das mortes em Portugal estão associadas a riscos alimentares, incluindo o baixo consumo de hortofrutícolas e a elevada ingestão de açúcar e sal.” (Alexandra Bento, bastonária da Ordem dos Nutricionistas)
O último Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física (2015) revelou que, em Portugal, o défice no consumo de fruta, produtos hortícolas e leguminosas continua a ser insuficiente face às recomendações alimentares da Organização Mundial de Saúde (ex. o consumo de fruta e hortícolas pelos portugueses é de aproximadamente 284g/dia. Quando o consumo diário recomendado é de pelo menos 400g).
O meu papel enquanto profissional de saúde na área da nutrição clínica passa pela promoção da saúde e do bem-estar, prevenção e tratamento da doença, prescrição e monitorização de planos alimentares personalizados, adequados às necessidades de cada organismo e às preferências alimentares de indivíduo. Em cada consulta procuro manter uma abordagem holística e funcional para assegurar a máxima eficácia na resposta às necessidades de cada um.
Enriquecer a alimentação com vegetais, tal como preconizado pela Dieta Mediterrânica, com um predomínio de fruta e produtos hortícolas, é essencial para reduzir o risco de desenvolvimento de doenças crónicas, como é o caso da doença coronária,, da hipertensão arterial, da obesidade e de alguns tipos de cancro. Estas doenças são cada vez mais prevalentes no nosso País e grande parte delas são de causa evitável. Assegurar que estas doenças, que actualmente mais matam e incapacitam a população, e todas aquelas que direta ou indiretamente estão relacionadas com maus hábitos alimentares, é o desafio diário que enfrentarmos em consulta. Saber hoje que as tendências alimentares ao longo dos anos demonstram que o consumidor está cada vez mais consciente da importância da saúde através da alimentação, não poderia ser mais gratificante para todos nós enquanto nutricionista.
No seguimento daquela que é considerada a maior pandemia do séc. XXI, obesidade, surge foi lançada a Estratégia Integrada para a Promoção da Alimentação Saudável (EIPAS). Esta estratégia foi lançada em 2017 e visa incentivar o consumo alimentar adequado e a consequente melhoria do estado nutricional dos cidadãos, com impacto direto na prevenção e controlo das doenças crónicas – “É uma abordagem transversal a todas as áreas de governação («health in all politics») no campo da nutrição, em Portugal, procurando obter sinergias, evitar impactos negativos, melhorar a saúde da população e reforçar a equidade na saúde. Esta estratégia coloca Portugal numa posição de liderança, na Europa, da promoção da alimentação saudável.” (OMS)
Na Integrativa queremos que se sinta bem, trabalhamos de forma multidisciplinar com profissionais de diversas áreas. Na consulta de nutrição o seu bem-estar é o meu principal objectivo, cada pessoa é única na sua dimensão bio-socio-cultural-espiritual e, como tal, tem características e necessidades específicas. Embora acompanhe tipo de casos clínicos, tendo particular especialidade nas seguintes áreas:
- Excesso de Peso e Obesidade;
- Nutrição em Oncologia;
- Doenças Auto-Imunes;
- Diabetes e Metabolismo;
- Menopausa;
- Distúrbios de Comportamento Alimentar;
- Materno-infantil (pré e pós parto, alimentação em idade escolar);
- Nutrição e Desporto;
Comer de forma saudável, reeducar hábitos alimentares, traçar metas realistas e acompanhar cada paciente de forma personalizada são uns dos principais alicerces que orientam a minha prática clínica. Ajudá-lo a comer bem, a encontrar prazer nas refeições saudáveis, a descobrir novos alimentos adoptados especialmente a si e às suas preferências alimentares é a nossa missão! A palavra “Dieta” fica à porta do consultório porque aquilo que vamos trabalhar em conjunto não é o peso de uma dieta, é algo concebido precisamente para ser o mais leve exequível possível, como costumo dizer em consultas “o objetivo não é o paciente adaptar-se ao meu plano alimentar, pelo contrário, sou eu que tenho de criar e adaptar um plano alimentar para si”.
Alguma vez consultou um nutricionista? Como podemos ver uma consulta de nutrição vai além das dietas. Se quiser saber mais acerca da nossa abordagem, a Nutrição clínica e funcional, pergunte-nos nos comentários, consulte o nosso site ou envie-nos um email para info@integrativa.pt.
Inês Onofre Domingues | Nutricionista (Nº 1677 – Ordem dos Nutricionistas)
Integrativa | A sua saúde em boas mãos.