Psicologia
para Crianças e Adolescentes

Benefícios da Psicologia Infantil
Alguns dos benefícios incluem:
-Identificação e tratamento de problemas de saúde mental: A psicologia infantil pode ajudar a identificar problemas de saúde mental em crianças, como ansiedade, depressão e transtornos de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).
-Ajuda no desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais: A psicologia infantil pode ajudar as crianças a desenvolver habilidades sociais e emocionais, como a capacidade de lidar com as emoções, a autoestima e a resolução de conflitos.
-Melhoria do desempenho escolar: A psicologia infantil pode ajudar as crianças a concentrarem-se melhor, melhorando o desempenho escolar.
-Suporte para pais e professores: A psicologia infantil pode fornecer orientação e suporte para pais e professores, ajudando-os a entender e lidar com as necessidades e comportamentos das crianças.
-Prevenção de problemas de saúde mental futuros: A psicologia infantil pode ajudar a prevenir problemas de saúde mental futuros, ajudando as crianças a desenvolver inteligência emocional e resiliência desde cedo.

Psicoterapia para Crianças e Adolescentes
Todo o processo é definido em conjunto com os familiares ou educadores.

Ludoterapia
A Ludoterapia é uma forma de psicoterapia que utiliza jogos, histórias, desenhos e actividades lúdicas para ajudar a criança a expressar emoções e resolver conflitos internos de forma natural e segura.
Através da brincadeira, a criança comunica sentimentos e experiências que muitas vezes não consegue verbalizar, desenvolvendo auto-regulação emocional, autoconfiança e competências sociais.
É uma abordagem essencial para crianças com dificuldades comportamentais, ansiedade, luto, traumas ou problemas de adaptação escolar.
Indicações
- Problemas emocionais: Ansiedade, medo, tristeza, raiva, etc.
- Trauma: Abuso, divórcio dos pais, luto, violência, etc.
- Problemas comportamentais: Agressão, isolamento social, mentiras frequentes, dificuldade em seguir regras, etc.
- Dificuldades de socialização: Dificuldade em fazer amigos, interagir com os outros, compreender as relações sociais, etc.
- Dificuldades de aprendizagem: Baixa autoestima, problemas de concentração, desempenho acadêmico abaixo do esperado, etc.
- Transições familiares: Divórcio, mudança de casa, chegada de um novo irmão, etc.

Avaliação Psicopedagógica
A avaliação psicopedagógica é uma ferramenta fundamental para identificar dificuldades específicas de aprendizagem, como dislexia, disgrafia, discalculia ou défices de atenção e concentração.
O processo é realizado por uma equipa multidisciplinar e inclui provas que avaliam a criança ou o adolescente de forma global, desde o nível intelectual geral às capacidades perceptivas, atenção, leitura, escrita e métodos de estudo.
Após a avaliação, é elaborado um relatório detalhado com o diagnóstico, as estratégias de intervenção e as recomendações para aplicação em casa e na escola.
Este relatório pode ser partilhado com professores, pais e encarregados de educação, garantindo um acompanhamento coerente e eficaz.
Indicações
-Dificuldade para pronunciar palavras
-Lentidão para adquirir vocabulário
-Desinteresse
-Dificuldade para seguir uma rotina e compreender instruções
-Sinais de hiperatividade
-Inversão de letras, sílabas ou palavras;
-Caligrafia ilegível
-Lapsos de memória
-Dificuldade de entregar trabalhos na hora
-Falta de motivação para estudar ou ir à escola
-Confusão com o som das palavras ou sílabas
-Isolamento
-Leitura e escrita muito lenta para a idade
-Falta de organização e de concentração na sala de aula
-Comportamento agressivo com outras crianças
-Distração








